P2020 - NORTE-02-0752-FEDER-034740
Designação do projeto
MARATHON PHASE 1 WORLDWIDE - Tecnologias de adaptação
Código do projeto
NORTE-02-0752-FEDER-034740
Objetivo Principal
Reforçar a competitividade das PME
Região de intervenção
Norte
Entidade beneficiária
ADTECHNOLOGIES, LDA
Data de aprovação
22-03-2018
Data de inicio
01-09-2017
Data de conclusão
31-08-2019
Custo total elegível
267.444,10 EUR
Apoio financeiro da União Europeia
FEDER – 120.349,85 EUR
Apoio financeiro público nacional/regional
Não aplicável
Objetivos
Na atividade que aqui direcionamos para a comercialização de uma tecnologia de adaptação para pessoas com limitações de qualquer tipo, que permite a avaliação da adaptação do encaixe do membro amputado, denominada Marathon, existem vários fatores críticos a considerar, por isso existem cinco grandes áreas de competitividade críticas neste negócio:
Qualidade/sofisticação dos produtos finais e capacidade de resposta ao mercado;
Construir a imagem e notoriedade de marca e perceção de valor;
Contratação de colaboradores (multilingues que dominem as ferramentas digitais);
Melhoria contínua do produto no sentido da sua otimização;
Parcerias com Centros de Próteses.
O grande pilar da ADAPTTECH tem sido, a investigação e desenvolvimento de produtos diferenciados e dirigidos a um segmento específico, os amputados, tendo por objetivo tornar-se uma referência para um cliente mais exigente, através de um produto que colmate as lacunas atualmente existentes.
Atividades
O sistema Marathon permite a realização de um diagnóstico mais preciso, a avaliação da adaptação do encaixe ao membro amputado, identificando e localizando as zonas problemáticas, e permite fornecer sugestões de modificações ao encaixe da prótese, de forma a aliviar as zonas mais críticas.
Resultados esperados/atingidos
O aumento da competitividade do tecido empresarial e a criação de novas competências são duas vertentes inseparáveis numa estratégia de reforço da competitividade da economia portuguesa, implicando a introdução de novos processos de produção e de novos modelos de organização empresarial.
No caso concreto da ADAPTTECH, a sua competitividade está sujeita a duas condições: competências específicas adquiridas na área biomédica no desenvolvimento de produtos tecnologicamente evoluídos aplicados a amputados, e custos do produto compatíveis com as solicitações do mercado.
Efeitos imediatos desta situação são o aumento/consolidação da sua capacidade de penetração no mercado internacional, pela oferta de um conjunto de produtos de maior qualidade.
Descrição do projeto, com eventual monitorização do nível de execução
O mercado prioritário do projeto é essencialmente o mercado externo, com enfoque para a Europa e o mercado Norte Americano (o qual pela sua dimensão é fortemente atrativo) não descurando o mercado japonês.
Considera-se que a estratégia da empresa é adequada, tendo em consideração os resultados alcançados desde a sua fundação. A empresa tem vindo de forma sistemática a apostar na contratação de recursos humanos cada vez mais qualificados, nomeadamente na área operacional e comercial, como veículo de incremento do produto de forma a tornar este mais competitivo e inovador.